Você sabia que a sua alimentação influência nos sintomas da tensão pré-menstrual? Principalmente na cólica, que é a reclamação mais comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Para quem sofre com a tenebrosa dismenorreia todo mês, é importante cuidar também da alimentação para que a cólica não seja agravada, mas sim, amenizada pelos alimentos ideais.
O que É Bom Comer:
- Ácidos graxos:
Alimentos ricos em ácidos graxos de origem vegetal possuem propriedades anti-inflamatórias, muito positivas para o alívio da dor. Eles são encontrados nas sementes de abóbora e de linhaça, amêndoas, nozes, abacate, peixes, e azeite extravirgem.
- Laticínios:
Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, uma substância que fica mais escassa durante o período menstrual. A importância do cálcio na diminuição da cólica se dá porque esse age diretamente sobre a musculatura lisa do útero, reduzindo as contrações musculares dolorosas. Entre outros benefícios, a ingestão de cálcio ajuda a combater o inchaço, que é muito comum no período menstrual.
- Frutas e Hortaliças
Alimentos leves são muito importantes em qualquer fase do ciclo. A grande quantidade de vitaminas e líquidos encontrados nas frutas e nas hortaliças ajuda a diminuir a sensação de inchaço acompanhada de dor abdominal. Ainda, estes alimentos facilitam a digestão, cujo bom funcionamento é imprescindível para o bem-estar no período menstrual.
O Que É Bom Evitar:
- Cafeína
A cafeína pode ser encontrada no café, no chá preto e em refrigerantes. Esta substância tem propriedades estimulantes que podem aumentar a irritabilidade durante a tensão pré-menstrual. Portanto, é recomendado evitar a ingestão destas bebidas neste período.
- Embutidos e enlatados
Estes alimentos possuem muito sódio na composição. O consumo de sódio não é recomendado, pois esta substância retém muito líquido no corpo e proporciona incômodos inchaços.
- Gordura saturada
Muito encontrada em alimentos como a carne vermelha, manteiga ou margarina, bolos e doces em geral, a gordura saturada aumenta a produção de hormônios que causam contração no útero.
Eu sofro com muitas cólicas todos os meses. É sempre bom relembrar dessas recomendações alimentares.
ResponderExcluirBeijo
www.minhavidaporacaso.blogspot.com.br
Oi Gabi, adorei o post muito interessante eu não sinto colicas graças a Deus! Mais eu imagino como é ruim e suas dicas ira ajudar muito quem sofre disso! Tem post novo no blog vem conferir linda, beijoos :)
ResponderExcluirhttp://blogingridabreu.blogspot.com.br/2016/07/look-vestidinho-listrado.html
Ei flor gostamos muito de saber apesar que temos pouca mais é legal quando da aquelas dorzinhas chatas. ♥
ResponderExcluirBeijos
Vou Arrasar