quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Contorno facial para cada formato de rosto

Já se foi o tempo em que, para sair de casa, base, pó e corretivo preparavam bem a pele. Hoje em dia, a maquiagem serve não só para embelezar o rosto, mas também para corrigir alguns defeitinhos. Afinar o nariz, diminuir a testa e levantar as maçãs do rosto são algumas dascorreções que uma make bem feita pode conseguir. Entretanto, é importante levar em consideração o formato do rosto para fazer um contorno correto e deixar a produção ainda mais poderosa.

Corretivo e iluminador são essenciais para um contorno perfeito

Mesmo que não seja uma prática muito comum reparar no formato de rosto das pessoas, saber identificá-lo é o primeiro requisito para garantir uma make linda e condizente com as feições de cada um. Para cada configuração de rosto, com seus detalhes e particularidades, um diferente contorno deve ser feito. Os tipos mais comuns de serem encontrados são aqueles com formato oval, quadrado, triangular, triangular invertido e redondo.

Rostos ovalados são os mais fáceis de contornar


Rostos ovalados são os que necessitam de menos contornos. A sugestão é iluminar a "zona T" e escurecer a área abaixo das maçãs do rosto
Rostos com formato oval são considerados pelos maquiadores como os mais fáceis de se produzir pois precisam de poucos truques e correções. Com linhas totalmente arredondadas, eles são caracterizados principalmente por serem sutilmente mais largos nas maçãs do rosto do que na parte da testa e do maxilar. O rosto oval é um pouco mais estreito em direção ao queixo e muitas vezes é considerado como o formato ideal, uma vez que é favorecido por qualquer estilo.

Como suavizar suas linhas marcantes em rostos quadrados


Rostos com formato quadrado possuem ângulos bem marcados. Para suavizar e deixar as feições mais arredondadas, a dica é aplicar um corretivo mais escuro que o tom da pele nas laterais da testa e do maxilar e iluminar o eixo central
Os rostos com formato quadrado como os de Angelina Jolie, Alinne Moraes e Isabeli Fontana, por exemplo, podem ser identificados pela fisionomia larga e forte, com maxilar amplo e traços marcantes. Para esse tipo de rosto existem ainda duas variações: aqueles que são mais largos, fazendo o estilo completamente quadrado e os mais afilados, que lembram um retângulo.
Com o intuito de suavizar as linhas muito retas e angulares desse formato de rosto e criar uma aparência mais leve e delicada, o contorno com corretivo escuro e iluminador pode ajudar bastante. O segredo é escurecer as laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro da testa e do queixo, além do topo do nariz.

Rostos triangulares possuem parte de baixo mais larga que a de cima


Para aquelas que tem o rosto em formato triangular, a dica é iluminar a "zona T" e a área embaixo dos olhos enquanto que o corretivo num tom mais escuro que o da pele deve ser aplicado nas laterais do maxilar
Como a nomenclatura sugere, esse tipo de rosto lembra a figura geométrica de mesmo nome, ou seja, a parte de cima do rosto é mais estreita, alargando-se na linha do maxilar. Essa configuração faz com que a base do rosto fique em evidência, aparência que às vezes não agrada quem possui esse formato de rosto, como Olivia Palermo e Kylie Jenner.
Para atenuar essa diferença, que traz a atenção da make para a linha dos lábios, escurecer as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro que o tom de pele. Já as áreas da testa, sob os olhos e o queixo ganham atenção especial com o iluminador.

Rosto com formato coração ou triângulo invertido: topo mais fino que a base


Para quem tem o rosto com o formato de triângulo invertido ou coração, a dica é escurecer as laterais da testa e o maxilar a fim de amenizar a maior amplitude da parte de cima da face

Esse formato é o oposto do triangular, ou seja, a linha da testa é mais larga do que a do maxilar e do queixo, que costuma ser mais alongado. Também conhecido como modelo coração, esse é o feitio do rosto de diversas famosas como Scarlett Johansson, Emma Watson, Flávia Alessandra e Giovanna Ewbank.
A ideia do contorno para esse tipo de rosto é suavizar a diferença entre a parte de cima mais larga e a de baixo mais afinada do rosto. Para isso, a dica do expert em maquiagem é usar o corretivo para escurecer as laterais da testa e o maxilar, dando a impressão de um rosto mais fino por inteiro. Já o iluminador deve ser aplicado na "zona T", atraindo a atenção para essa parte.

Rosto redondo: como afiná-lo com uma maquiagem contornada




Rostos arredondados podem dar uma sensação de mais finos escurecendo toda a lateral e iluminando a "zona T"

Por último, o rosto redondo é aquele que não possui ângulos definidos. A tendência é que ele seja mais largo nas maçãs do rosto e nas bochechas e mais arredondado nas linhas da testa e do maxilar. Isis Valverde, Drew Barrymore e Miley Cyrus são algumas das celebridades que possuem essa configuração de rosto.
A maquiagem contornada para esse formato surge com o objetivo de fornecer uma sensação de altura ao rosto, fazendo com que ele pareça mais comprido e menos gordinho. Para conseguir isso,  toda a lateral da face seja escurecida, optando por iluminar somente o eixo central.

2 comentários:

  1. Oiii Gabi, adorei o post, de fato cada rosto é diferente do outro e precisamos saber valorizar e esconder os defeitinhos de todos eles.

    Bjinhooo

    ResponderExcluir
  2. Yeah lindona.. Adoramos demais demais o post ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderExcluir