quinta-feira, 23 de junho de 2016

7 dicas para proteger a pele no inverno

O inverno brasileiro começou no dia 21 de junho. E junto com a queda da temperatura e da umidade relativa do ar, esta é uma época do ano que muda hábitos das pessoas. Tudo isso pode deixar a pele ressecada e até exposta a certas patologias causadas por esse ressecamento. Listei sete dicas simples e fáceis de serem aplicadas no dia a dia para manter a aparência e a saúde da pele.


1. Beba água
Esta é uma mudança forçada pelo inverno: bebemos menos água. Para evitar a desidratação da pele, manter a velha e boa regra dos dois litros diários é essencial.

2. Acelere no banho
Quando esfria, as pessoas passam mais tempo no chuveiro e deixam a temperatura da água bem mais quente. Isso afeta o manto hidro lipídico, uma proteção natural da pele, e causa ressecamento. 


3. Vá com calma com a bucha
Sabe aquela sensação de limpeza que dá esfregar a bucha no corpo com força? Bobagem. A consequência de tanta empolgação é uma pele menos protegida. Vale o mesmo para produtos esfoliantes. Há secreções naturais da pele que não são sujeira e que devem continuar nela.

4. Use sabonetes mais suaves
Em vez de usar sabonetes comuns, que têm uma ação mais detergente, é melhor usar os que têm o que a gente chama de tensoativo. Eles removem a sujeira, mas não geram perda da gordura transepidérmica. No supermercado, esses sabonetes são descritos como “para peles suaves. Dê uma lida nas embalagens antes de comprar. Sabonetes líquidos, com um pH mais neutro e próximo da pele, é outra boa dica neste quesito.


5. Use hidratantes logo depois do banho
O banho quente é inegociável, certo? No máximo, dá para reduzi-lo. Então use-o em seu favor. Conforme a água quente e o vapor abrem os polos da pele, é legal passar um hidratante logo depois da chuveirada. 

6. Passe protetor solar diariamente
Sim, protetor solar. Não é porque o sol não arde como no verão que ele não está lá. Hoje é obrigatório usar esse tipo de produto. Ele deve ser usado o ano todo.


7. Proteja os lábios
Há partes do corpo que são mais sensíveis ao frio, e o lábio é uma delas. Aquele vento gelado do inverno pode sofrer rachaduras. Use batons, ou manteiga de cacau para hidrata-los. 

8 comentários:

  1. Oiii, adorei as dicas, vou tentar colocar tudo em prática!

    Bjinhooo

    ResponderExcluir
  2. Oiii, adorei as dicas, vou tentar colocar tudo em prática!

    Bjinhooo

    ResponderExcluir
  3. Dicas essenciais não é mesmo? Beber bastante água ajuda muiiiito
    beijos, seguindo o blog
    Filha do Rei | Larisse Design: Seu blog de carinha nova é aqui!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas Gabi, a pele no inverno precisa de um cuidado especial. Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas. A do sabonete eu confesso que nunca tinha me ligado.
    Beijo

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas... Realmente o banho quente é inegociável, nunca tinha pensado em como devemos ter esses cuidados no inverno. XOXO *-*
    WWW.blogumameninaquasemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir